Lançamentos apontam para novo boom de vendas de imóveis de alto padrão no próximo semestre

O percentual de 158,2% de lançamentos de imóveis de médio e alto padrão em março de 2021 sinaliza que o mercado está em franca recuperação.

O mercado de incorporações imobiliárias foi um dos poucos que manteve o ritmo e os resultados positivos, pois imóveis sempre foram um investimento seguro. Esse é um dos motivos que mantém o setor aquecido mesmo diante de um ano de incertezas, é o que demonstra o último balanço divulgado pela Abrainc – Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias –, com o crescimento de 64,7% no número de lançamentos de imóveis médio e alto padrão (MAP) no primeiro trimestre de 2021, em relação ao mesmo período do ano passado.


Na comparação mensal, ocorreu uma retomada expressiva no segmento MAP com o aumento de mais de 150% dos lançamentos no mês de março de 2021 (6.726 unidades), quando comparado ao mesmo mês do ano anterior. "O segmento MAP é ainda mais sensível ao ciclo econômico e a variações mais bruscas. Lembrando ainda que o mês de março/20 coincidiu com a disseminação do Covid no Brasil o que postergou diversos lançamentos", diretor de assuntos econômicos e financeiros da Abrainc, Renato Lomonaco.

Dados gerais

Durante coletiva com a imprensa para divulgação dos indicadores, o presidente da Abrainc, Luiz França, destacou o crescimento do PIB e a geração de empregos na Construção, e apresentou os dados gerais do 1° trimestre de 2021, que apresentaram alta de 39% nos lançamentos (26.386 unidades) e de 21% nas vendas (34.823 unidades). “É muito difícil fazer uma previsão, mas a estimativa é que os lançamentos cresçam 40% neste ano”, disse, sendo a projeção preliminar para as vendas com alta de cerca de 30%.

No caso de imóveis de médio e alto padrão, o número de lançamentos foi de 7.386 unidades, uma alta de 65%. Entretanto, o total de vendas caiu 5%, para 4.571 unidades, no mesmo comparativo trimestral. Contudo, na comparação com o mesmo mês do ano passado, as vendas de MAP subiram 15,9% em março. De acordo com o presidente da Abrainc, Luiz França, é grande a expectativa de crescimento da busca por imóveis maiores, já que as pessoas têm passado mais tempo em casa.

Clique aqui para baixar a tabela de indicadores da Abrainc | Fipe.

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags