Crescem vendas de imóveis mesmo em meio à pandemia
Segundo o último relatório de indicadores da Abrainc/Fipe, mesmo com a crise causada pelo coronavírus, os números de lançamentos e vendas no mercado imobiliário cresceram.
Em abril, foram lançadas 3.632 unidades, completando um total de 18.410 imóveis no trimestre. O volume total corresponde a um aumento de 2,2% em relação ao mesmo período de 2019.
Já as vendas de imóveis novos surpreenderam. Foram vendidas 8.836 unidades em abril, totalizando 29.202 em todo o trimestre. O número representa um crescimento de 6,7% se comparado aos mesmos meses de 2019.
Vendas MCMV surpreendem
Os empreendimentos relacionados ao Programa Minha Casa Minha Vida são os principais responsáveis por sustentar os resultados positivos do mercado imobiliário. De acordo com o relatório, os lançamentos MCMV cresceram 10,5% e as vendas 20,3% no período analisado.
Os números também mostram que os impactos da pandemia se distribuíram de forma diversificada entre as regiões e setores econômicos, o que afetou de forma mais intensa, por exemplo, o segmento de Médio e Alto Padrão.
Retomada do mercado imobiliário
Com os cortes nas taxas de juros, a retomada das atividades econômicas e as medidas do governo e da Caixa Econômica, a expectativa é que o mercado imobiliário se recupere e retome o clima positivo estabelecido antes da pandemia.
Durante o período de isolamento social, construtoras e imobiliárias com um processo de vendas 100% digital apresentaram aumento nas vendas dos empreendimentos. Visitas online, repescagem de leads e assinatura eletrônica foram as principais estratégias para não deixar os resultados caírem.
Muitas até apresentaram recorde de vendas, como foi o caso da Serv+, coordenação de vendas que bateu recorde em abril e maio, apresentando um aumento de 39,1% em relação aos primeiros meses de 2019.
Fonte: Facilita.