top of page

Glossário do mercado imobiliário: descubra os termos cruciais para negociações bem-sucedidas

Aprimore suas habilidades de negociação e adquira expertise no mercado imobiliário ao aprender, neste artigo, os termos-chave do setor e seus significados essenciais para fechar grandes negócios.


Assim como em qualquer outra área de atuação, o mercado imobiliário também possui um vocabulário próprio, com palavras-chave específicas e amplamente utilizadas pelos profissionais do segmento. Essas expressões podem ser jargões técnicos, jurídicos e burocráticos que, para pessoas com pouco conhecimento na área, é compreensível que gerem dúvidas e até mesmo soem como um assunto complicado.


No entanto, compreender essa linguagem específica, que envolve ações, ferramentas e procedimentos utilizados por especialistas nesse campo profissional, é essencial. Conhecer o glossário do mercado imobiliário traz diversos benefícios, como facilitar a comunicação com os profissionais do setor e se tornar um especialista no mercado imobiliário. Isso significa poder fortalecer suas habilidades de negociação e realizar negócios bem-sucedidos com mais facilidade.


Se você deseja entender os detalhes desse segmento e conhecer esses termos para tomar decisões mais efetivas em suas procuras e investimentos imobiliários, confira este artigo preparado pela Bidese Imóveis com o glossário do mercado imobiliário.


Conheça o Glossário do Mercado Imobiliário e domine a linguagem do setor


Alvará

Um documento emitido por um órgão público que autoriza a realização de uma ação ou ato em um espaço específico, como por exemplo, uma licença para construção, estrutura modificada ou incorporação de um projeto arquitetônico.


Amortização

O termo está relacionado ao financiamento, ou seja, à redução do valor de uma dívida, até que ela seja quitada integralmente. Na prática, a amortização é realizada com o pagamento antecipado de parcelas, sem a incidência de juros, com o objetivo de quitar a dívida mais rapidamente.


Área comum

Trata-se dos espaços compartilhados e que podem ser acessados pelas pessoas que residem em um condomínio. Algumas das áreas comuns incluem o hall de entrada, salão de festas, espaço fitness, piscina, playground, entre outros.


Área útil

Esse termo refere-se à soma das áreas internas de todos os cômodos de um imóvel, levando em consideração apenas as áreas do piso. Em outras palavras, trata-se das partes utilizadas pelo proprietário do imóvel.


Avaliação imobiliária

O termo refere-se ao processo de avaliação de um imóvel, realizado por profissionais especializados, como engenheiros e arquitetos, para determinar seu valor. A avaliação envolve uma vistoria detalhada da propriedade e seu entorno, além de um estudo comparativo de empreendimentos semelhantes na região.


Caução

Muito comum no Brasil, a caução é um dos tipos de garantia utilizados na locação de um imóvel. De acordo com a "Lei do Inquilinato", o proprietário tem o direito de solicitar o adiantamento de até três aluguéis como forma de assegurar sua proteção locatícia.


Crédito imobiliário

Este é um dos termos mais reconhecidos no glossário do mercado imobiliário. Refere-se a um empréstimo oferecido por instituições financeiras ou bancárias, destinado ao financiamento da aquisição ou reforma de propriedades imobiliárias.


Escritura

Trata-se de um documento que oficializa as tratativas envolvendo a transação imobiliária. Por isso, é considerado um dos documentos mais indispensáveis ao investir em um imóvel. No entanto, para que tenha validade, é essencial registrá-lo no Serviço de Registro de Imóveis local.


Fiador

Outro termo amplamente reconhecido no glossário do mercado imobiliário é o fiador. No caso, pode ser uma pessoa física ou jurídica a assumir a responsabilidade e arcar com despesas e dívidas não pagas pelo inquilino em contratos de aluguel, empréstimo ou financiamento imobiliário. Em outras palavras, em casos de inadimplência, o fiador assume a obrigação legal de cumprir os termos do contrato.


Habite-se

Outro documento de extrema importância para o ramo imobiliário. Afinal, trata-se do documento que é emitido pelo poder público municipal, que autoriza a habitabilidade de uma construção. Para isso, é feito vistorias por fiscais de obra para verificar se a construção foi executada conforme o projeto e se atende a todos os requisitos legais necessários para que o imóvel seja habitável.


Imóvel na planta

Este termo diz respeito a um empreendimento imobiliário que está disponível para compra na fase de lançamento. Isso significa que o imóvel está sendo comercializado enquanto ainda está em fase de construção. Nesse contexto, o desenho da planta é uma representação gráfica que simula como será o empreendimento no futuro.


ITBI

Essa sigla corresponde ao Imposto de Transmissão de Bens Imóveis, também conhecido em alguns lugares como Imposto de Transmissão de Bens Inter-vivos. Trata-se de uma taxa imposta durante as transações imobiliárias, sendo de responsabilidade do comprador. Esse imposto é cobrado pela prefeitura e seu valor varia de acordo com o município em questão.


Matrícula do imóvel

Outro documento de extrema importância é o registro imobiliário, que desempenha um papel semelhante ao de uma certidão de nascimento, pois atesta a existência da propriedade desde o momento de sua construção. Trata-se de um registro detalhado das características do imóvel, abrangendo sua localização, dimensões, informações sobre o proprietário e outros dados relevantes.


Tabela Price

Muito utilizada no financiamento imobiliário, a Tabela Price destaca-se como um sistema de amortização de empréstimos que se caracteriza pela previsibilidade das prestações ao longo de todo o período de financiamento. Para compreender melhor esse método e suas vantagens, convidamos você a conferir o artigo dedicado à Tabela Price em nosso blog.


Vistoria de imóvel

Conforme o próprio nome indica, a vistoria é um procedimento realizado para verificar se o imóvel está em conformidade com as especificações do contrato de compra ou locação. Essa etapa essencial requer o pagamento de uma taxa pelo proprietário do imóvel e, geralmente, é conduzida por peritos indicados por bancos e outras instituições financeiras envolvidas no financiamento de imóveis em construção.


Zoneamento urbano

Esse termo amplamente empregado no planejamento territorial refere-se à divisão e organização de uma área urbana em zonas distintas, estabelecendo restrições, permissões e regulamentações específicas para o uso e ocupação do solo. Em outras palavras, o zoneamento define diretrizes para diversos tipos de atividades, como residenciais, comerciais, industriais e de serviços, determinando seus locais de exercício dentro da cidade.


Agora que você já compreende os termos e conceitos-chave do mercado imobiliário, você está pronto para aprofundar seus conhecimentos e contar com uma ferramenta valiosa sempre que surgirem dúvidas neste setor aquecido e em constante evolução. O glossário se torna um aliado indispensável para qualquer pessoa interessada em comprar, vender ou investir em imóveis.


Além disso, se você gostou de explorar este glossário, não deixe de acessar o Blog da Bidese Imóveis para conferir outros conteúdos relevantes que o ajudarão a maximizar as oportunidades disponíveis no mercado imobiliário.


Conheça a Bidese Imobiliária!


​​A Bidese Imobiliária é reconhecida pela sua atuação no mercado de imóveis de alto padrão localizados nos bairros mais procurados de Curitiba, e pela expertise de profissionais altamente treinados para orientar e conduzir as melhores negociações imobiliárias.


Navegue pelo nosso site e conheça as oportunidades exclusivas da Bidese Imóveis! Para mais informações, entre em contato conosco, clicando aqui!

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page