top of page

Mercado imobiliário em 2024: perspectivas e tendências para o setor

Da tecnologia à sustentabilidade, descubra as influências que podem impactar a forma como compramos e vendemos no setor imobiliário em 2024!



Com a aproximação do final do ano, é natural que procuremos estar por dentro das principais tendências e perspectivas do mercado imobiliário para o próximo ano. Afinal, são estes fatores que irão moldar o cenário e impulsionar transformações significativas no modo de comprar, vender e viver em propriedades.


Mas o que podemos esperar do mercado imobiliário em 2024? Certamente, as expectativas são positivas e promissoras. E isso se deve ao setor ter apresentando um resultado satisfatório no final deste ano. No entanto, alguns desafios e oportunidades podem surgir. Mas apesar disto, espera-se que ele continue com a recuperação e seja bem-sucedido como em 2023. 


Neste artigo, exploraremos as projeções esperadas para o setor. Continue lendo para descobrir e traçar suas estratégias com assertividade!


As tendências que vão influenciar o mercado imobiliário em 2024


Crédito imobiliário

Este é um dos principais pilares do setor imobiliário e o cenário deverá continuar positivo em 2024 levando a um maior crescimento. Espera-se que medidas importantes, como o Marco Legal das Garantias e novas facilidades de acesso ao financiamento, fortaleçam o mercado. Além disso, o governo deve liberar novos fundos para a habitação, o que irá afetar positivamente o setor.


Tecnologia e inovação

Seja para promover a sustentabilidade ou tornar os imóveis mais inteligentes, a tecnologia continuará a crescer no setor imobiliário. Por exemplo, a adoção de soluções inovadoras que incluem inteligência artificial, plataformas digitais, realidade virtual e outras ferramentas utilizadas para transações imobiliárias. Essas tecnologias podem impactar o mercado imobiliário e a maneira como os imóveis são comprados, vendidos e administrados.



Taxa de juros e inflação

Uma das principais taxas que incidem no financiamento imobiliário é a Selic, que já foi reduzida em 2023. Porém, a expectativa é que haja nova redução no próximo ano. Com as taxas de juros baixas, aumenta a chance de conceder empréstimo para imóveis. Além disso, uma previsão de inflação mais favorável também deverá afetar positivamente a rentabilidade dos investimentos imobiliários.


Mercado de alto padrão

Outro setor que tem apresentado bons resultados é o mercado de alto padrão. No Brasil, somente no terceiro trimestre de 2023, houve um aumento em 34% em relação ao mesmo período do ano passado na compra de imóveis com valor superior a R$ 1,5 milhão. Os dados são do estudo "Mercado de Luxo Nacional  — 3º Trimestre", da Brain Inteligência Estratégica. E se 2023 já terminará como um dos melhores anos para este segmento, no ano seguinte o cenário deverá continuar a ser positivo com um aumento do investimento imobiliário de luxo.



Novos tipos de moradia

Por fim, o mercado imobiliário deverá proporcionar novas oportunidades de tipos e estilos de imóveis. Ou seja, a aposta é que haja mudanças em relação ao perfil dos compradores e consequentemente nos empreendimentos mais atrativos e desejáveis. Por exemplo, novas famílias em formação podem preferir metragens maiores, espaços de convivência e/ou imóveis em regiões mais afastadas da cidade e em contato com a natureza.


Este artigo trouxe insights valiosos? Então você irá se interessar por outros conteúdos disponíveis em nosso blog (acesse aqui). Nele você encontra novidades e informações sobre o mercado imobiliário que vão te ajudar a tomar decisões mais assertivas e obter sucesso na hora de investir em imóveis. Aproveite a oportunidade e esteja sempre informado sobre este segmento tão essencial para a economia e a sociedade, o imobiliário!


Conheça a Bidese Imobiliária!


​​A Bidese Imobiliária é reconhecida pela sua atuação no mercado de imóveis de alto padrão localizados nos bairros mais procurados de Curitiba. E também, pela expertise de profissionais altamente treinados para orientar e conduzir as melhores negociações imobiliárias.


Navegue pelo nosso site e conheça as oportunidades exclusivas da Bidese Imóveis! Para mais informações, entre em contato conosco, clicando aqui!


Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page