top of page

Consórcio e financiamento: diferenças na hora de comprar um imóvel

Quer adquirir um imóvel? Conheça as diferenças entre consórcio e financiamento e escolha a melhor modalidade de pagamento, de acordo com o seu padrão de vida!


Chegou a hora de adquirir o imóvel dos seus sonhos! Este é o momento em que é preciso planejamento e entender corretamente qual a melhor maneira de realizar esse sonho. Por exemplo: qual a diferença entre consórcio e financiamento?


Cada pessoa possui uma realidade. Assim cabe somente a você saber qual a melhor modalidade de pagamento, de acordo com o seu padrão de vida.


Nesse artigo iremos ilustrar as diferenças entre as duas modalidades de aquisição imobiliária, para que você entenda melhor como tudo funciona. Vamos lá!


Consórcio e financiamento: quais as diferenças?

Tanto o consórcio quanto o financiamento imobiliário são modalidades de pagamento utilizadas por quem quer adquirir um imóvel. É possível comprar casas, apartamentos e, em alguns casos, comprar terrenos e pagar a construção ou a reforma do imóvel.


Essa é uma característica comum entre as modalidades consórcio e financiamento. Entretanto, possuem algumas diferenças significantes, principalmente para o orçamento a longo prazo e também no momento de sua contratação.


Vejamos as especificidades entre consórcio e financiamento:


Consórcio

Como citamos anteriormente, o consórcio é uma modalidade de pagamento para aquisição de bens. Porém, seu processo é distinto do financiamento imobiliário pelas seguintes razões:


No consórcio, você inicia contratando um plano com uma instituição financeira e paga, seguindo as condições acordadas. Só depois do pagamento é que a compra do imóvel fica disponível por meio de uma carta de crédito.


Existem diferentes tipos de consórcios, de acordo com o perfil de compra. Além de comprar imóveis, é possível realizar consórcios para pagar por viagens, carros, cirurgias e muito mais.


Nessa modalidade, existem um grupo de pessoas interessadas em uma compra, que contratam uma instituição financeira. Assim, cada pessoa desse grupo inicia o pagamento das parcelas mensais para poder desfrutar de condições e custos diversificados, de acordo com o seu orçamento disponível.


Enquanto acontecem os pagamentos, todos os meses é realizado um sorteio que contempla um dos integrantes do grupo. Quando sorteado, é possível obter a carta de crédito.


Assim, é preciso esperar o momento do sorteio para poder usufruir do valor do imóvel e, assim, adquiri-lo. Todavia, pode-se também adiantar o pagamento de parcelas — um processo chamado de “lances” — para conseguir ser contemplado em menos tempo.


Financiamento imobiliário

É muito comum, principalmente entre clientes de alto padrão, escolher o financiamento como modalidade de pagamento na hora de adquirir um bem ou mesmo um serviço. O conhecido carnê das prestações é, inclusive, uma maneira eficiente de financiamento.


Contudo, um financiamento imobiliário possui algumas características bastante burocráticas. Afinal, para conseguir adquirir — primeiramente a aprovação do financiamento — é necessário uma lista de documentos, condições e exigências.


Trata-se de um contrato acordado entre uma instituição financeira e o cliente interessado em comprar um imóvel. Basicamente, o cliente escolhe o apartamento ou casa dos seus sonhos, por exemplo, e contrata a instituição para quitar o valor total da dívida.


No entanto, o crédito só é liberado ao cliente mediante uma rigorosa análise do seu potencial de compra e aprovação da instituição. Quando aprovado, escolhido o imóvel e contratada a instituição, o cliente passa a ter uma dívida pendente não com o imóvel, mas com a própria instituição, mediante taxas.


Dessa maneira, o financiamento imobiliário pode fazer com que o valor pago pela aquisição do imóvel seja maior que do imóvel em si, e é preciso também dispor de um valor de entrada ou de taxa de adesão. Ao mesmo tempo, não possui juros a longo prazo e garante uma aquisição imediata do imóvel.



Conheça a Bidese Imobiliária!

​​A Bidese Imobiliária é reconhecida pela sua atuação no mercado de imóveis de alto padrão localizados nos bairros mais sofisticados de Curitiba, e pela expertise de profissionais altamente treinados para orientar e conduzir as melhores negociações imobiliárias.


Navegue pelo nosso site e conheça as oportunidades exclusivas da Bidese Imóveis! Para mais informações, entre em contato conosco, clicando aqui!


Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page