top of page

Vai comprar um imóvel? Saiba o que analisar antes de fechar negócio

Descubra neste artigo, alguns dos principais critérios que precisam ser levados em consideração na hora de investir em um imóvel novo ou usado!


Quando se trata da aquisição de um imóvel, há diversos fatores que precisam ser observados. Afinal, o mercado imobiliário conta com imóveis de todos os tipos e que atendem a todos os gostos e bolsos, mas para saber qual se encaixa melhor no que procura é preciso estar atento a essas questões que garantem a realização de um bom negócio. Principalmente quando se trata de empreendimentos usados que merecem cuidados redobrados. Foi pensando nisso que preparamos este conteúdo para auxiliar você que quer realizar o sonho do imóvel próprio. Apresentamos dicas úteis e que servem para evitar golpes e outras questões fraudulentas, além de também indicar quais os principais itens que precisam ser verificados antes de fechar a sua compra. Então, prossiga a leitura para conferir nossas orientações!


Pesquise e atente-se às necessidades!

Seja para imóveis novos ou usados, é essencial analisar alguns pontos na hora de pesquisar o imóvel para comprar. O principal deles é estudar a localização e conhecer a vizinhança em que o empreendimento está situado. Dessa forma, há como garantir que seja um bairro seguro, além de também poder verificar se atende às suas necessidades e oferece praticidade. Como por exemplo, quais comércios e estabelecimentos estão próximos, e se há mobilidade e acessibilidade urbana. Outros pontos relacionados à infraestrutura e que devem ser verificados são: os serviços básicos de saneamento, limpeza pública, energia elétrica, disponibilidade de internet, entre outros.


Observe as condições do imóvel

Quando se trata do estado geral de um imóvel usado a atenção deve ser redobrada. Afinal, quanto mais antiga a construção, maiores as chances de precisar realizar reformas e manutenções. Por isso, observe se há problemas de umidade, mofo e rachaduras, além de também verificar a parte elétrica e hidráulica que se precisar ser trocadas acabam gerando um custo alto. Mas engana-se quem pensa que somente os imóveis usados que exigem esses cuidados. Os empreendimentos novos também precisam ser avaliados e nesse caso, podem ser observadas as condições dos acabamentos (piso, portas, rodapés), fechaduras, janelas, pinturas e interruptores. Constate se há vazamentos ou rachaduras nas paredes e teto.


Analise o contrato e a documentação

Leia sempre o contrato e analise atentamente todas as cláusulas antes de assiná-lo. Considere as condições, todos os juros, encargos e correção monetária, pois só assim garante que o imóvel está dentro do seu orçamento, além de também evitar futuros problemas. Se de imóveis na planta, é essencial verificar o histórico da construtora, os alvarás, a matrícula do empreendimento em Cartório de Registro de Imóveis, além de solicitar o memorial descritivo. Já em relação a documentação procure se há ações, dívidas e outros impedimentos para a compra do empreendimento. Verifique também as certidões negativas (IPTU, débitos do condomínio) do imóvel e do vendedor. Assim saberá se há processos que impeçam a transferência do empreendimento para o seu nome.


Verifique o potencial de valorização

É possível identificar qual as chances de valorização do imóvel verificando todos os tópicos citados anteriormente. Afinal, são essas observações que ajudam a escolher o empreendimento certo conforme as suas necessidades, além de também garantir o retorno do investimento futuramente. Vale ressaltar que além das características que citamos neste artigo (boa localização, infraestrutura, segurança dos usuários, características da propriedade e a situação legal), existem inúmeras outras variáveis que influenciam no potencial de valorização de um imóvel. Por isso, é importante ter um planejamento e ajuda de profissionais competentes para realizar uma aquisição de sucesso.


Só realize negócios que sejam 100% seguros e para isso busque ajuda de uma imobiliária especializada e reconhecida no mercado. Como a Bidese Imobiliária que possui uma estrutura completa para que o processo de compra do imóvel novo ou usado, seja feito da forma mais garantida e segura possível. Contamos com uma equipe de profissionais especializados e que possuem conhecimento técnico no segmento de imóveis de alto padrão de Curitiba e Região Metropolitana. Saiba mais sobre a importância de contratar uma imobiliária para intermediar a sua negociação, lendo este outro artigo publicado em nosso blog.


Conheça a Bidese Imobiliária!


​​A Bidese Imobiliária é reconhecida pela sua atuação no mercado de imóveis de alto padrão localizados nos bairros mais procurados de Curitiba, e pela expertise de profissionais altamente treinados para orientar e conduzir as melhores negociações imobiliárias.


Navegue pelo nosso site e conheça as oportunidades exclusivas da Bidese Imóveis! Para mais informações, entre em contato conosco, clicando aqui!

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page